Arquivo para: 29 de novembro de 2013

Hábitos saudáveis: 8 atitudes que podem mudar sua vida

Regule sua digestão

saude-habitos-saudaveis-dicas-1-54722A gente é o que digere e absorve, escreve o especialista Patrick Holford. Daí a importância de ficar de olho no que vai ao prato – e boca adentro. De acordo como Holford, ao longo de nossa vida, passam pelo trato digestivo, um emaranhado de 9 m de comprimento, nada menos do que 100 toneladas de alimentos e 300 mil litros de sucos digestivos são produzidos para digerir a comida. “O processo digestivo é a base para que os nutrientes sejam efetivamente aproveitados pelo organismo”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, que é presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). linhaça-2“E uma boa digestão significa uma absorção adequada dessas substâncias.” Para que isso ocorra, o indicado é incluir castanhas, amêndoas e nozes, legumes, frutas e verduras, além de peixe, no cardápio – para ter uma ideia, as pessoas 100% saudáveis comem pescados pelo menos três vezes por semana. “Uma dieta rica nesses alimentos promove a maior proliferação de bactérias do bem no intestino”, afirma Ribas Filho. E isso garante mais proteção contra diversos problemas, de obesidade a resfriados.

Mantenha o nível de glicose estável

saude-habitos-saudaveis-dicas-2-54724Isso nos deixa cheios de energia, sem desejo de atacar qualquer doce que aparecer pela frente. Além disso, breca ansiedade, a depressão e agressividade. Que mais? Também melhora a memória e a concentração e afastar ameaças como diabetes e excesso de peso. Patrick Holford conta: uma das regras para manter a glicemia sob controle é comer pouco e com frequência ao longo do dia, os famosos lanchinhos. “A ingestão de grandes refeições pode favorecer o aumento da liberação de insulina, o que prejudica o organismo a longo prazo, principalmente se os alimentos contiverem um alto índice glicêmico”, afirma Ribas Filho. Por índice glicêmico, ou IG, leia-se a quantidade de glicose que é liberada na corrente sanguínea ao devorar algo.proibido comer doces O IG de um cupcake tradicional, daqueles bem doces, está nas alturas. E IG no topo contribui para o regime de engorda. Outra regra de Holford é consumir a dupla proteína e carboidrato, este com duas ressalvas – evite os refinados, que fazem o nível de açúcar disparar e ajuda a inflar os pneus, e prefira os integrais, que garantem uma liberação gradual da glicose no sangue.

Ataque os radicais livres

saude-habitos-saudaveis-dicas-4-54742Essas moléculas danificam o DNA e aceleram o processo de envelhecimento do corpo. Uma boa alimentação pode fornecer o antídoto contra estes malfeitores: os antioxidantes. Para saber se o que você come tem um grande poder contra a famigerada oxidação, Patrick Holford traz à tona a existência de um índice chamado de Capacidade de Absorção do Radical Oxigênico (“orac”, em ingês). Os longevos consomem pelo menos 6 mil oracs por dia. Isso seria o equivalente a incluir três porções diárias destes itens: laranja ou maçã, quatro pedaços de chocolate amargo (70% de cacau), duas xícaras de brócolis, metade de uma pera ou ameixa. De cinco a dez porções diárias de vegetais, desses com cores chamativas, mantêm alta a ingestão de agentes antirradicais livres. Frutas e hortaliças coloridas contêm pigmentos que são antioxidantes. “Em geral, cinco cores diferentes são suficientes. Isso porque são cinco pigmentos com características distintas de antioxidação que se completam”, diz Durval Ribas Filho.

Inclua as gorduras do bem na dieta

saude-habitos-saudaveis-dicas-5-54747São os populares ácidos graxos ômega-3, encontrado em peixes de água fria, como salmão, na linhaça e nas nozes, e 6, presente no gergelim. Mas o destaque vai para o primeiro item gorduroso, que afasta a depressão e problemas cardiovasculares. Viva o sashimi! Esse duo precisa estar em equilíbrio: o ômega-3 é anti-inflamatório, e o 6, pró-inflamação. “Atualmente estamos ingerindo mais gordura desse último tipo”, alerta Ribas Filho. a126ecc7a5385475f174fd4a61114215Mais pescados à mesa e um consumo sem exagero de óleos vegetais, como os de soja e milho, possibilitam esse balanceamento dos ômegas. Na matemática da nutrição, a conta está em torno de 4 a 6 g de ômega-6 para 1 do 3. Salmão ou atum duas vezes por semana fecham essa equação. Lembre-se de que os supersaudáveis consomem até três porções de pescados por semana.

Pratique o desapego

frase-afinal-se-coisas-boas-se-vao-e-para-que-coisas-melhores-possam-vir-esqueca-o-passado-desapego-fernando-pessoa-100694“A saúde emocional é tão importante quanto a saúde física, e os problemas emocionais causamtanto ou mais sofrimento do que as doenças físicas”, escreve Patrick Holford. O autor aponta o dedo para as tensões do passado que se enraízam e moldam a maneira nada positiva de lidar com o stress. “Há estudos indicando que, ao se fixar em padrões de comportamento negativo, a pessoa tende a ficar ansiosa, angustiada e deprimida”, diz a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association Brasil, entidade internacional que pesquisa o stress.saude-habitos-saudaveis-dicas-6-54750 Segundo dados da Isma-BR, dos que vivem com o astral para baixo, 57% usam remédios, prescritos ou não, para enfrentar o cotidiano e 43% apelam para o álcool. “O pensamento negativo cria uma trilha pessimista. O indivíduo se torna mais vulnerável e até sua imunidade é afetada”, revela Ana. Isso seria em parte aprendido e em parte natural. Quem toma consciência dessa característica da personalidade pode encontrar auxílio na psicoterapia. Holford ensina exercícios para se desapegar da bagagem emocional. Um deles é escrever um diário, de preferência de manhã, quando aquela voz interior crítica está mais quieta.

Malhe sempre

saude-habitos-saudaveis-dicas-7-54752Você sabe da importância da atividade física para o corpo e a mente. Além de nos manter em forma, praticar um exercício regularmente combate a tristeza e evita a perda de memória, mostra Holford. Ele relata um estudo recente com diabéticos do tipo 2 que caminhavam diariamente. Nesse grupo, houve queda das taxas de gordura no sangue, um fator de risco para piripaques cardíacos. Outra pesquisa compilada pelo autor foi publicada na revista científica Medicine and Science in Sports and Exercise. O trabalho contou com 10 mil participantes. Um de seus achados: os que praticavam uma atividade física com frequência apresentaram níveis mais baixos de ansiedade, stress e depressão. Para o time que ainda não entrou no campo da malhação, Holford dá um passo a passo para adquirir esse hábito que transpira saúde:

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– Faça semanalmente uma atividade em grupo para se motivar e se divertir. Tênis, corrida, ioga… Escolha sua opção e chame seus melhores amigos.

– Tente fazer em média 15 minutos diários de exercícios vigorosos e 30 minutos de exercícios leves, como caminhada.

– Compre um podômetro, aparelho que registra o número de passos que você dá. Procure dar 4 mil passos na primeira semana e 6 mil na segunda – segundo Holford, essa última meta equivale a uma caminhada de 5 km para a maioria das pessoas. Depois de batê-la, chegue a 10 mil passos diários.

Hidrate o corpo

saude-habitos-saudaveis-dicas-8-54755Estamos falando da velha e boa água. A carência de goles desse líquido pra lá de importante para a gente pode provocar cálculos renais, cansaço, ressecamento da pele e problemas digestivos e nutricionais, além de dificultar a perda de peso. “Ela é o principal componente do corpo humano”, conta a nutricionista Danielle Fava, de São Paulo. É algo em torno de 60 a 75%. águaE a história de que a branquinha burla a vontade de comer não é balela. “Estudos mostraram que pessoas que bebiam água antes de uma refeição comiam menos”, diz Danielle. Tal fato foi associado ao mecanismo de controle da fome e saciedade, que é acionado depois de uns goles de H2O. Isso porque bebericar água nos minutos anteriores à refeição provoca a distensão do estômago. Daí, ocorre a liberação de uma substância chamada PYY. Ela inibe a ação do neuropeptídeo Y, hormônio produzido no sistema nervoso e que faz a gente comer mais. Tome nota: beber de 1,5 a 2 litros de água por dia é uma boa medida.

Tenha um propósito

saude-habitos-saudaveis-dicas-11-54759De acordo com Patrick Holford, estabelecer um objetivo na vida é uma das qualidades dos indivíduos que alcançaram a pontuação máxima no questionário da saúde 100%. “Quem não tem um propósito não se sente útil”, diz Ana Maria Rossi. Daí a razão de muitas pessoas se dedicarem ao trabalho voluntário. Isso porque não se sentem satisfeitas com o retorno de suas ocupações habituais. Mas esses objetivos vão mudando de tempos em tempos e precisam ser atualizados com flexibilidade. Afinal, às vezes o resultado esperado não é alcançado – a promoção no emprego, por exemplo. O bônus para a saúde é formidável: a pessoa fica resistente a doenças porque produz mais endorfina, substância por trás da sensação de bem-estar.

 

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Informações da clininca endos

Atividades cotidianas que transforman diversão em malhação

Passeio com o cachorro

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Seu cão é o único a correr atrás da bola? Está na hora de rever esse padrão. Exercícios mais intensos podem ajudar a queimar mais calorias.

exercicio-divertido-para-emagrecer-caminhar-cachorro-2-53731A brincadeira pode se tornar mais proveitosa se você acompanhar seu cachorro na corrida atrás da bolinha. Jogue uma bola ou um graveto e corra atrás do seu amigo. Depois de um minuto, lance de novo o objeto e faça 5 flexões enquanto seu cão o traz de volta.

Boliche

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Sejamos realistas: a atividade consiste em dar dez passos com uma bola de (talvez) 4,5 kg e, em seguida, sentar-se. Com um pouco mais de foco você pode tirar maior proveito do boliche com os amigos.

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Você pode usar a bola como um peso livre – exercitando bíceps e fazendo agachamento -, mas pareceria mais ridículo do que seu par de sapatos alugados. Melhor do que isso é corrigir a postura: mantenha o tronco ereto (em vez de inclinar-se para o lado), contraia o core e agache-se para soltar a bola (em vez de inclinar-se para a frente). “O boliche trabalha os músculos de ombros, braços, coxa, glúteos e panturrilhas”, diz Isaías Rodrigues, educador físico da Monday Academia, em São Paulo. Ah, claro: evite abusar dos goles de cerveja enquanto espera a sua vez.

Esportes Virtuais

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Não adianta ficar parada no sofá! Alguns jogos podem realmente funcionar como um treino decente. 

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“Os melhores jogos usam todo o corpo para controlar o movimento na tela”, diz a americana Elizabeth Dirico, fisiologista do exercício e autora de um estudo de 2009 sobre esses games. O boxe demanda grande esforço físico, enquanto o tênis e o beisebol são de intensidade moderada. “Escolha modalidades que façam você dar socos, girar o tronco e mover-se de um lado para o outro.” Arranje um acompanhante e ganhe pontos: disputar com alguém na sala pode exigir mais do que com um competidor virtual.

Passeio de Bike

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Uma volta de bicicleta pelo parque pode se tornar um exercício efetivo se você acelerar o passo.

 

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Trabalhe efetivamente os músculos de coxas, glúteos, panturrilhas e lombar. Como? “Um ritmo bom é aquele em que você sente o coração bater mais rápido e os músculos da perna trabalhando”, diz Igor Yole, educador físico da academia Bio Ritmo, em São Paulo. Em uma hora, você queimará em média 450 calorias. “Toda atividade com companhia é bem-vinda, mas cuidado para não conversar muito e perder o pique.”

Dança

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Detalhes que importam: balançar os quadris como uma Panicat está muito longe de encarar uma aula de salsa ou uma noite agitada na balada. 

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Você pode chegar à zona aeróbia enquanto chacoalha o esqueleto, mas isso não acontece se você dança socialmente, fazendo várias pausas. “As batidas por minuto da música contam muito. Quanto maiores elas forem, melhor para a queima calórica, além de mais motivante”, afirma Yole.

Frisbee

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Um pouco de vai e vem não vai ajudá-la a queimar muitas calorias, mas uma sessão competitiva, sim.

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Ligas de frisbee surgiram em todo o mundo (para encontrar uma perto de você, acesse frisbeebrasil.com.br). “Trata-se de um exercício de alta intensidade”, diz Rodrigues. “Ele exige deslocamento rápido em várias direções e movimentos pliométricos constantes, como saltos.”

Vôlei de praia

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Mesmo que você seja péssima no saque, na defesa e no ataque, o esporte obrigará você a saltar, agachar e bater na bola constantemente. “O trabalho de impulsão faz com que os praticantes desenvolvam bem a musculatura das pernas”, diz Yole. Prefira jogar na areia, pois esse piso dificulta a movimentação e gera uma sobrecarga extra.

Patinação

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Pode até ser divertido, mas deslizar sobre rodas lentamente ou com paradas excessivas não vai ajudá-la em seu treino. 

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Deslocar-se de patins é uma boa maneira de fortalecer os músculos do bumbum e posteriores da coxa. Mas nada de moleza – para queimar calorias, é preciso manter um ritmo médio de 12 a 15 km/h. “Treine bastante para melhorar o equilíbrio e o desempenho até se sentir segura para acelerar”, diz Rodrigues. Os patins de quatro rodas são indicados se o objetivo é malhar. Como deslizam menos que o modelo inline, exigem que você faça mais força para se locomover. E não se esqueça dos equipamentos de segurança: capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas.

 

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Informações da clininca endos

Novidade para quem fez bariátrica e engordou novamente (reganho de peso), PLASMA DE ARGÔNIO.

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  Para quem realizou a cirurgia bariátrica e voltou a ganhar peso, surge mais uma alternativa para facilitar a perda do peso readquirido. O Plasma de Argônio é um método moderno já utilizado em todo o mundo e que, agora, chega ao Brasil. No tratamento, são realizadas, em média, três sessões de aplicação do Plasma de Argônio (espécie de raio laser) com intervalos de um mês e meio a dois meses entre cada uma delas. O objetivo é diminuir o diâmetro da anastomose (região por onde passa o alimento que sai do estômago para o intestino), fazendo com que o paciente tenha saciedade por mais tempo, acabando por comer menos. Com isso, a perda de peso volta a ocorrer. Os estudos mostram uma perda de até 100% do excesso de peso após a aplicação do Plasma de Argônio. _g_noticias_5715_griff_coagulacao_por_plasma_de_argonio_(2)

O Plasma de argônio é uma fulguração (cauterização) da anastomose Gastro-jejunal (entre o estômago reduzido e o intestino delgado) feita com o gás argônio. Promove a redução do diâmetro da anastomose trazendo novamente a saciedade alimentar.

Como é o procedimento? figuraArgonio1 O procedimento é realizado por endoscopia, sob sedação leve, acompanhada pelo médico anestesiologista. Dura em média 10 minutos a primeira sessão e cerca de 5 minutos as sessões subsequentes. O procedimento é totalmente indolor, realizado ambulatorialmente (não precisa ficar internado), com alta cerca de 30 minutos após o término do mesmo. Indicado apenas em pacientes operados pela técnica do bypass gástrico (Fobi-Capella ou Wittgrove).     Dieta-detox-para-depois-das-festas-dicas

Como todo procedimento para emagrecer, tudo depende de como o paciente vai reagir ao tratamento, de qualquer modo é recomendado que a pessoa faça uma dieta e passe a controlar sua alimentação, faça exercícios e tenha um modo de vida mais saudável para que tenha ainda melhores resultados. _g_produtos76591_ss601_argon4_(2)

O procedimento é ambulatorial, ou seja, o paciente recebe alta logo após despertar da sedação, que é realizada sob a supervisão de um médico anestesiologista. A vantagem é que o procedimento é praticamente isento de riscos e muito bem tolerado pelos pacientes. A ideia é que a técnica se torne mais uma arma no vasto arsenal terapêutico disponível no auxílio do número cada vez maior de obesos em todo mundo.

Nosso Médico é o Dr. Alexandre de Freitas, Cirurgião, Tenente-Coronel da Aeronáutica, membro titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) de CRM: 52.45949-0, possui a mais vasta experiência para que você possa realizar seu procedimento de forma segura, tranquila e eficaz.

mais3O plasma de argônio é a melhor pedida pra quem fez a cirurgia bariátrica e ainda assim ganhou peso, com sua aplicação e uma reeducação alimentar o sonho de quem não aguenta mais estar acima do peso pode e vai ser realizado. Abaixo tem um vídeo acelerado que mostra como é o procedimento na prática, Boa sorte!


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Informações da clininca endosNo Brasil a ClimedtEndos é uma das empresas que fazem esse tipo de procedimento, tudo de forma totalmente profissional com um grupo multidisciplinar de funcionários para realizar da melhor maneira o seu sonho.